Massas Pães Pizzas Receitas

Mamma Mia, vamos fazer uma Pizza?

Sempre fui uma pessoa apaixonada por massas e depois do Macarrão à Cabonada, Pizza é uma das minhas favoritas e hoje irei compartilhar com vocês uma receita que aprendi há um tempo a fazer.

Esta receita serve não somente para fazer massa de pizza, serve para pães, enroladinhos, o que vier à mente, é só usar a imaginação. Mas vamos desixar de conversar, certo…

Ingredientes:

  • 250g de farinha de trigo sem fermento;
  • 4g de sal;
  • 25ml de azeite extra virgem;
  • 150ml de água morna;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 6g de fermento biológico seco ou 15g de fermento biológico fresco.

Modo de Preparo:

O primeiro passo e o mais importante é deixar o fermento no ponto. Coloque em uma vasilha o açúcar e o fermento depois coloque a água morna e misture.

Preste muita atenção: a água é para estar morna, não quente, se você deixar ela numa temperatura mais alta que o fermento aguente a massa não cresce e você perdeu tudo. Para saber se a temperatura está boa, basta colocar o dedo, se você aguentar ficar com dedo na água sem “sofrimento” está boa, mas se estiver fria também não serve pois não ativará o fermento.

Repare a imagem anterior e a seguinte. Percebeu que tem como se fosse uma espuma por cima? Isto indica que o fermento está bom e que a massa irá crescer.

Quando o fermento estiver pronto, em outra vasilha adicione a farinha de trigo, o azeite, o sal e a mistura do fermento. Fica a seu critério misturar na mão ou com uma batedeira. Eu usei uma batedeira.

Misture tudo até que a massa vire um bolo só, quase sempre é preciso ir colocando um pouco de farinha enquanto está batendo até que fique no ponto certo.

Quando a massa não estiver mais grudando na mão forme uma bola e cubra com papel filme e deixe descansar por cerca de 2 horas em um local escuro. Eu deixo dentro do forno.

Depois das 2 horas ela terá crescido o suficiente para qie você possa começar a montar as pizzas.

Se você quiser uma massa grossa, não precisa dividir, esta quantidade dá para uma pizza de massa estilo Pan. Mas caso prefira ela mais fina, dá pra dividir em duas ou até três, depende do quão fina você prefira. Particularmente, gosto quando fica quase que abiscoitada.

Depois que abrir a massa, coloque na forma e deixe crescer por mais 1 hora e leve ao forno pré-aquecido à 180º por cerca de 10 min e quando for retirar não desligue o forno, pois quando for colocar novamente precisa está aquecido.

Coloque o recheio que desejar, se empolgue, pois vale a pena! Leve ao forno novamente, por cerca de 10 a 15 min, vai depender do ponto que você preferir.

Pizza caseira com massa italiana, super fácil e rápida de fazer!

Like
1

Leave a Reply

Your email address will not be published.