Este prato italiano é um dos meu prediletos, só de pensar nele meus olhos brilham.
Ele é bem simples e rápido de fazer, cerca de uns 20 minutos ele está pronto, sem exagero.
Existem versões com creme de leite, mas na receita original não tem, e a versão que faço também não é a original (chega próximo), pois eu utilizo bacon ao invés da Pancetta, que é um embutido feito com o toucinho do porco curado com sal e algumas especiarias.
Outro ingrediente que não utilizo é o Queijo Pecorino, em seu lugar coloco o nosso conhecido Parmesão, não que a receita não leve o Parmesão, utiliza também porém eu só coloco o Parmesão.
De qualquer forma fica, para mim, uma delícia e hoje vou mostrar a vocês como faço, espero que vocês também gostem.
Ingredientes:
- 250g de bacon
- 300g de espagete ou talharim
- 3 ovos
- 150g de de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:
Coloque a água para preparar o talharim no fogo e adicione um fio de azeite. Quando a água ferver coloque o talharim e em paralelo comece a fritar o bacon no fogo baixo, quando ele soltar bem a gordura pode desligar, vai ser mais ou menos o tempo que o talharim cozinha, uma média de 8 a 10 minutos.
Enquanto o talharim e o bacon estão no fogo misture o queijo, os ovos e, caso goste, adicione um pouco de pimenta moída.
Quando o talharim estiver pronto (al dente é o ponto ideal) misture com o bacon. Misturar com a gordura que soltou do bacon fica a seu critério, eu prefiro colocar somente o bacon, junto a massa e jogar a gordura do bacon fora.
Depois de juntar o talharim com o bacon adicione a mistura com os ovos e o queijo e misture bastante. Lembrando que tudo isto é feito rápido para não perder o calor da comida que é o que faz o ovo e o queijo cozinharem.
Pronto, seu Talharim à Carnonara já pode ser servido.
Aprendi a fazer esta receita assistindo o programa Cozinheiros em Ação com o Olivier Anquier.
Este post não é um Publieditorial