Arroz e Risotos Legumes

Risoto de Cogumelo e Tomate Seco com Legumes

Ultimamente tenho feito com alguma frequência risotos e estou procurando ao máximo não repetir o sabor, tanto para não enjoar da comida quanto para descobrir novos gostos.

Com isso hoje mostro a vocês outra combinação de risoto que fiz.

Ingredientes:

  • 1 e 1/5 xícara de arroz
  • 100g de tomate seco cortado
  • 50g de cogumelo cortado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • meio limão médio
  • 1 litro de caldo de legumes
  • Porção de legumes a seu gosto (brócolis, couve-flor, cenoura…)

Modo de Preparo:

Deixe 1 litro de caldo de legumes em uma panela separada da que você irá fazer o risoto e mantenha-o sempre quente. Coloque a cebola e a manteiga para reforgar e caso gosto um pouco de pimenta moída na hora.

Paralelo a isto coloque os legumes em uma panela tipo cuzcuzeira para que eles cozinhem no vapor. Gosto de banhar os legumes no azeite e moer um pouco de pimenta por cima ou colocar um pouco de ervas finas para dar um sabor diferenciado. Deixe cozinhar até que fique ao dente.

Agora voltando ao risoto e com uma dica. Caso não tenha vinho branco quando bater a vontade de fazer o risoto ponha um pouco de suco de laranja ou de limão. Aprendi esta dica com uma receita da Rita Lobo no Cozinha Prática onde ela ensinava a fazer Risoto na pressão.

Adicione o arroz Carnaroli e mexa por cerca de uns 30 segundos antes de adicionar a primeira concha do caldo de legumes. Fique mexendo o tempo inteiro para evitar que grude ou que fique emboloado. Sempre que começar a secar mais adicione outra concha.

Quando o caldo estiver na metade adicione o cogumelo. É bom ele ir um pouco antes para poder pegar um pouco do gosto do tempero do risoto.

Quando você colocar a última concha adicione junto o tomate seco e o queijo ralado e mexa até o caldo secar.

Pronto. Risoto e legumes preparados e com um sabor delicioso :D. Coloque no prato e sirva ainda quente.

ff

Este post não é um Publieditorial

Like

Leave a Reply

Your email address will not be published.